Nesta quarta-feira (2/8) aconteceu no estúdio da Rede do Saber, situado no prédio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – EFAP, a aula
inaugural do curso “Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos”. Trata-se de uma parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da
Pessoa com Deficiência e da Educação de São Paulo, o Instituto Unibanco, e o Instituto Rodrigo Mendes, que realiza a ação.
Representantes das instituições parceiras estiveram presentes para apresentar o curso e dar as boas-vindas aos cursistas. Luiz Carlos Lopes, Secretário
Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acompanhado por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes;
Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco; Luiz Henrique Conceição, coordenador de formação do Instituto Rodrigo Mendes; e Luiz
Cândido Maria, coordenador da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – EFAP, transmitiram aos cursistas informações acerca do curso e a expectativa
para um ensino cada vez mais inclusivo.
O curso tem como objetivo desenvolver ação de formação continuada sobre educação inclusiva junto aos professores da Rede Estadual de Educação. Em formato
semipresencial, a capacitação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio Regular e Atendimento
Educacional Especializado, propiciando melhor atendimento aos estudantes com deficiência.
Além disso, o curso tratará de reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania. A expectativa é que esses profissionais
desempenhem papel fundamental na interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências produzidas em projetos locais.
Na primeira fase, a parceria é aberta a profissionais das 13 Diretorias de Ensino da capital, incluindo professores da Sala de Recursos, professores da
Educação Básica II (atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), diretores, vice-diretores, supervisores, diretores de Núcleo Pedagógico
e professor coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP (preferencialmente de Educação Especial).
Num total de 100 horas, divididas em 14 aulas por videoconferência, realizadas em ambiente já utilizado pelos professores da rede de ensino estadual –
Rede do Saber – e em ambiente virtual do Instituto Rodrigo Mendes, os cursistas vão desenvolver um projeto local de intervenção nas escolas onde trabalham.
Um ponto de destaque da primeira edição do curso é alcançar as famílias e alunos sem deficiência para ampliar a consciência sobre os direitos e os princípios
legais e atitudinais da educação inclusiva.Conheça o lançamento do Programa no
site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência Site externo.
Fonte:
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência Site externo
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