sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Deficiente visual tem apoio de cão-guia em Goiânia: 'Meus olhos'

Coordenadora de associação diz que cachorro é essencial para orientá-la. Jornal Anhanguera 1ª edição exibe nesta semana série especial sobre cães. Da Redação Cega desde recém-nascida, a coordenadora da Associação de Deficientes Visuais em Goiás, Wactusa Oliveira, tem nos olhos do cão-guia Polo a segurança e o caminho para a independência. Há quatro anos, ele é o “fiel escudeiro” que a orienta pelos obstáculos das ruas de Goiânia. A orientação segura é o que garante que Wactusa consiga levar uma vida normal. “O tempo todo ele é os meus olhos”, diz. O labrador Polo é um dos cães apresentados na primeira reportagem da série “Amigo Fiel", do Jornal Anhanguera 1ª edição, exibida durante esta semana. "Tem dia que estou sem o Polo, eu uso a bengala e tenho muita dificuldade em andar nessas calçadas", lamenta Wactusa, se referindo aos desníveis e buracos nas calçadas da cidade. Para ela, o cão-guia é essencial no dia-a-dia. "Eu costumo dizer que, sem o Polo, sou cega", diz aos risos. "A gente fez um combinado. Ele me empresta os olhos dele e eu cuido dele", completa. Heróis A reportagem mostra ainda outros cães que são considerados heróis. É o caso de Pingo, que salvou a dona, Francisca, de um ataque de dois cachorros da raça pitbull. "Eu só estou aqui por causa do pingo. Ele é meu herói, é meu defensor, ele é quem cuida de mim, cuida da minha casa", afirma, emocionada. Pela coragem, Pingo poderia ser integrante do Batalhão de Resgate e Salvamento com Cães (Bresc), do Corpo de Bombeiros. Nessa unidade, os cachorros são treinados a achar pessoas em escombros ou matas e até mesmo a salvar vítimas de afogamento. fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário