terça-feira, 14 de outubro de 2014

Agência bancária e empresas poderão se obrigados a fornecer serviços diferenciados para deficientes visuais

Atendimento diferenciado, extratos mensais em braille, aplicativos e utilitários serão alguns dos benefícios que as pessoas com deficiência visual poderão conquistar nos próximos messes. Sem custos adicionais, os diferenciais de atendimento são previstos no projeto de lei PLS 349/2012 de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI). A deficiente visual, Helena Rodrigues, detalhou a importância do atendimento voltado para o deficiente visual. “Estamos vivendo um novo momento e acredito que todas as políticas públicas direcionadas a evolução da acessibilidade são validas. Acredito que é uma questão de tempo para conseguirmos elevar a nossa qualidade de vida,” comentou. A lei também busca instituir na pratica outras obrigações para bancos e operadoras de cartões, como leitura de inteiro teor do contrato por funcionário da instituição no momento da adesão, além da inscrição em braile e em alto-relevo do número do cartão, seu código de segurança e a data de validade. As orientações quanto ao uso do cartão devem seguir esse mesmo padrão de escrita e leitura. “É muito importante saber que existe essa preocupação exclusiva voltada para os deficientes visuais. Precisamos de atenção e queremos como qualquer outro cidadão desfrutar dos nossos direitos”, comentou a professora, Leidiane Marian. Grande parte das pessoas com deficiência visual ainda não usufrui o direito a um acesso claro e direto aos meios de pagamento eletrônico como cartão de crédito e de debito. Novos padrões A cidade deve ser adaptada conforme a população que ali habita, então se tiver uma pessoa apenas na sociedade com deficiência visual essa adaptação deve ocorrer para que a inclusão dela realmente seja feita em todas as partes. O ideal seria modificar os principais pontos, onde há mais concentração dessas pessoas como: terminais e rodoviárias. O 1º passo seria a implantação de piso tátil nesses locais, o piso tátil tem como principal função, identificar e auxiliar a locomoção de pessoas cegas, distribuir o piso para que fique acessível o acesso aos locais existentes dentro de terminais e rodoviárias como: guichês, banheiros, banca de jornal, ponto de taxi, em plataformas de embarque/desembarque e e fonte:o rio brancostacionamento.

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