domingo, 30 de março de 2014

Núcleo Dança Aberta realiza ciclo de palestras e oficinas de dança, a partir de 4 de abril, em São Paulo

Evento internacional recebe inscrições gratuitamente, a partir de 10 de março. da Redação Ampliar o olhar e a discussão sobre diferentes modos de trabalhar com grupos que contenham diversidade física, mental, de formação pessoal é a proposta do Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança, que acontece a partir de 4 de abril na Pulsarte, em São Paulo, com coordenação artístico-pedagógica de Neca Zarvos e coordenação geral de Priscila Jorge. Oferecidas gratuitamente, as palestras pretendem reunir pessoas interessadas em discutir e repensar a diversidade na arte e o olhar sobre a deficiência na sociedade. Já as oficinas são abertas a qualquer pessoa, com ou sem experiência em dança, que queira experimentar seu corpo - expressão, relação e composição - dentro de um grupo com habilidades mistas. Artistas do Brasil e do exterior foram convidados para o encontro, que é parte do cronograma anual do Núcleo Dança Aberta e conta com o patrocínio da White Martins e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). Cada uma das palestrantes/educadoras traz sua perspectiva particular, fruto de trajetórias individuais pautadas em experiências e questionamentos artísticos e humanos advindos do encontro - ou desencontro - com a diversidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.nucleodancaaberta.com ou pelo e-mail contato@nucleodancaaberta.com, a partir de 10 de março. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3213-2478 / (11) 99401-8419. Serão cinco módulos de palestras e oficinas, onde teoria e prática se comunicam. Assim, além da reflexão, haverá ainda um momento compartilhado e vivido, para que o corpo possa ter lugar para responder sem palavras a alguns impasses comuns a todos, ao lidar com nossas próprias particularidades. Para a coordenadora artístico-pedagógica de Neca Zarvos o evento será muito enriquecedor para todos. "Nós, dentro da nossa trajetória, sentimos agora que estamos em um momento de pensar a diversidade e a inclusão de maneira mais ampla; daí a ideia de convidar artistas que se relacionam na prática com essas questões para falar e compartilhar seu trabalho, pessoas que talvez partilhem de uma base filosófica comum, mas que têm sua forma pessoal de trabalhar, que não necessariamente é a mesma que a nossa", conclui. Programação Módulo I – Núcleo Dança Aberta (São Paulo) - 4, 5 e 6 de abril Módulo II – Marina Gubbay (Buenos Aires) - 11, 12 e 13 de abril Módulo III – Mara de Castro (São Paulo) - 25, 26 e 27 de abril Módulo IV – Carla Vendramin (Porto Alegre) - 9,10 e 11 de maio Módulo V – Estela Lapponi (São Paulo) - 16, 17 e 18 de maio MÓDULO I - Núcleo Dança Aberta O Núcleo Dança Aberta é formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge. Foi oficialmente fundado em 2007 por Neca, que realiza há mais de 15 anos um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, incluindo a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador, Alito Alessi, em 1997, para a realização de workshops e a apresentações de sua companhia Joint Forces Dance Company. Além de aulas e participações em festivais, os principais projetos do Núcleo Dança Aberta foram DanceAbility Brasil 2007 e a realização da 1ª e 2ª edições da Oficina de Dança DanceAbility, em 2008 e 2012, respectivamente. Palestra Núcleo Dança Aberta e DanceAbility - Será apresentado o histórico do Núcleo Dança Aberta e suas raízes na filosofia e metodologia do DanceAbility, buscando especificar as particularidades do método em relação ao mundo da dança com habilidades mistas. Também falaremos sobre como o Núcleo a seu modo trabalha com o DanceAbility, suas estratégias de produção e posicionamento político, que determinam escolhas e contextos de ação, para tentar manifestar a filosofia do trabalho a partir de uma experiência prática compartilhada. Oficina - DanceAbility é antes de tudo um estudo de improvisação, aberto a quem se interesse em explorar seu corpo em movimento e as novas possibilidades que o encontro com outros corpos com histórias e experiências diferentes pode trazer. Para quem não tem experiência em dança, um lugar seguro e acolhedor para começar; para quem já dança, uma oportunidade para enriquecer sua prática com o desafio que a improvisação em um grupo com habilidades mistas propõe. Cada corpo contribui com sua qualidade particular e todas as qualidades se misturam, dando a todos a chance para a descoberta de novos modos de se mover e perceber. MÓDULO II - Marina Gubbay Marina Gubbay é Professora de Expressão Corporal e de Dança Inclusiva, e Docente de Dinâmica Grupal. Trabalha há trinta anos com Educação do Movimento como professora, pesquisadora e coreógrafa. Busca integrar a dança, a educação e a saúde em propostas interdisciplinares vinculadas a universidades e entidades públicas e privadas da Argentina e de outros países. É uma das fundadoras da Associação "Danza Sin Límites". Tradutora: Patricia Noronha Palestra Fundações: Olhando para a História - A palestra pretende destacar as contribuições de Patricia Stokoe (Expressão Corporal), dançarina argentina, que em 1950 afirmou que a dança estava ao alcance de todos. Anos depois, Alito Alessi entra em consonância com este enunciado, vindo da necessidade de democratizar a dança e torná-la acessível a todos, independente de qualquer característica particular. Estes dois artistas-pesquisadores, do ponto de vista da ideologia política, encontram-se em acordo, mantendo cada um diferenças específicas, de acordo com lugares e épocas em que os mesmos se desenvolveram. Oficina - A oficina trata de algumas reflexões: Como trabalhar para que continuem surgindo novas criações que cavalguem as novas realidades de nosso tempo sempre em mudança? Como trazer o meu próprio traço, minha singular pincelada na dança - o que eu tenho para dar e de onde tiro meu alimento? Por meio de sua própria maneira de dançar, a partir da experiência com diferentes métodos e técnicas, o participante inaugura uma maneira de se relacionar consigo mesmo, com os outros e com o mundo, sendo comprometido e criativo ao mesmo tempo. MÓDULO III - Mara de Castro Oliveira Comformação em dança clássica e contemporânea, graduou-se em psicologia na PUC SP, possui especialização em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal – Sedes Sapientiae, mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC SP. Estuda abordagens como o DanceAbility, o Body-Ming Centering e o Movimento Autêntico. Desde 1996, trabalha como psicóloga clínica Jungiana, atuou nas áreas da psicologia hospitalar e reabilitação, onde começou a desenvolver a sua pesquisacom a composição dança e psicologia. Palestra: O que te move? A palestra pretende abordar o histórico e desenvolvimento da forma de trabalho da artista; uma breve pesquisa sobre a questão corpo-mente, seus pressupostos teóricos na Psicologia Analítica e nas Ciências Cognitivas; conceitos dos métodos DanceAbility, Body-Mind Centering e Movimento Autêntico que compõe o seu trabalho. Oficina - Parte-se do entendimento de que a dança é uma experiência que ao ser compartilhada com o outro possibilita uma nova forma de vivenciar a si mesmo e ao mundo, e de que os movimentos do corpo interferem nos processos cognitivos, nas emoções e nos sentimentos. Serão abordados: a história e os desdobramentos dessa concepção de dança; a percepção da relação na dança (DanceAbility e uma abordagem simbólica); a relação testemunha e movedor (Movimento Autêntico); e as motivações do movimento. MÓDULO IV - Carla Vendramin Artista de dança, trabalha com grupos de habilidades mistas. Tem mestrado em Coreografia pela Universidade de Middlesex, em Londres, onde trabalhou como dançarina e professora de dança em diversos espaços e grupos (entre eles a CanDoCo Dance Company), além de colaborar com inúmeros coreógrafos europeus importantes. Seus trabalhos, sempre em sintonia com linguagens contemporâneas de movimento e mídias, já mereceram inúmeras premiações no Brasil e exterior. Palestra: Dançando em grupos mistos - Além do compartilhamento do histórico de trabalho da artista, serão discutidas e refletidas questões sobre a prática da dança feita com pessoas com e sem deficiências, princípios chave de comunicação e relacionamento, e contextualização sobre acessibilidade no ensino da dança. Oficina - Abordará técnicas de improvisação e composição coreográfica em dança contemporânea em grupos com habilidades mistas. O mote central será a arquitetura do local onde será realizada a oficina, ambientes internos e externos. A prática realizada irá apresentar pequenas performances urbanas como parte resultante da oficina, oferecendo aos alunos e ao público espontâneo a oportunidade de viver e testemunhar um ato artístico feito num grupo com diversidade. MÓDULO V – Estela Lapponi Atriz, bailarina e videomaker, gosta de pesquisar a performance. Em 2010, iniciou o Master em Práticas Cênicas e Cultura Visual da Universidad de Alcalá em Madrid, onde deu início efetivo a sua investigação cênica, visual e conceitual – Corpo Intruso, termo criado por ela mesma no período em que morou na Itália. Essa experiência despertou o seu olhar para o que significa ser um imigrante e consequentemente pensar em: o que está fora de contexto, o que não está convidado, o que está em choque cultural. A investigação segue em processo e pode ser acompanhada através do blog: http://zuleikabrit.blogspot.com Palestra: Conversando com Corpo Intruso_Zuleika Brit - Trata-se de uma performance/palestra onde a artista contextualizará sua investigação. Apresentará o tema, sua origem e os caminhos que criou para as práticas investigativas, com exibição de vídeos, fotos e leitura de textos que estimularam e surgiram das experimentações. Oficina: Consiste em um ateliê de investigação em Corpo Intruso. O conhecimento de Corpo Intruso será construído coletivamente de maneira prática. A oficina pretende abordar a ideia de que a investigação artística também é uma forma de produção artística e não somente a montagem de um espetáculo. A investigação como prática de criação propõe uma ampliação de possibilidades de jeitos de fazer e consequentemente de novas linguagens, aproximando os participantes do processo de criação em arte contemporânea. VAGAS O ciclo será realizado ao longo de dois meses. Cada módulo será cumprido semanalmente, com palestras às sextas-feiras e oficinas aos sábados e domingos subsequentes. Palestras e Debates / Sextas-feiras Carga horária: 3h, das 19h às 22h Nº de vagas: 100 participantes, sujeita à lotação. Oficinas / Sábados e Domingos Carga horária: dois encontros de 4h, das 10h às 14h – total: 8h. Nº de vagas: 30 participantes, mediante inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e a cada módulo poderá ser formado um grupo com diferentes participantes, uma vez que as vagas são rotativas. Os interessados poderão participar apenas da palestra ou da oficina ou, ainda, da programação completa de cada módulo. O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao local de trabalho e assistência para locomoção. FICHA TÉCNICA Coordenação Artístico-Pedagógica – Neca Zarvos Coordenação Geral – Priscila Jorge Produção Executiva – Maíra Silvestre Realização – Núcleo Dança Aberta SERVIÇO Local: Pulsarte Endereço: Rua Pereira Leite, 55 - Alto de Pinheiros – São Paulo – SP De 4 de abril a 18 de maio. Sexta-feira, sábado e domingo. Livre. Grátis fonte;Núcleo Dança Aberta

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