sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AS MENINAS BAILARINAS E A AUDIO DESCRIÇAO!

Mais um espetáculo da CIA FERNANDA BIANCHINI DE BALLET DE CEGOS foi apresentado com audiodescrição em São Caetano do Sul, desta vez no Teatro Santos Dumont,
promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da
Prefeitura de São Caetano.

O espetáculo dividiu-se em duas partes. Na primeira, foram apresentados trechos do Ballet de Repertório: A BELA ADORMECIDA, do compositor russo Tchaikovsky,
baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault. E na segunda: DIVERTSSIMENTS, pequenos trechos de coreografias de grandes clássicos do
repertório mundial e também coreografias contemporâneas, dentre elas: O AMANHÃ, VARIAÇÃO MERCEDES, VARIAÇÃO CARNAVAL EM VENEZA, SEGUIDILHAS, GRAND REAL,
TIME STEP, VARIAÇÃO MASCULINA LAFILE, BRASILEIRINHO, HONEY-HONEY, DECLARE E MAMMA MIA.

O teatro, com capacidade para 370 espectadores entre platéia e mezzanino, ficou quase repleto. No meio dos espectadores, estavam muitas pessoas com deficiência
visual que puderam acompanhar o espetáculo, visualizando com palavras os movimentos, as caprichadas coreografias, os delicados figurinos, alguns objetos
e adereços que fizeram parte das coreografias. A grande maioria estava assistindo a um espetáculo de ballet pela primeira vez. Sensação compartilhada de
alegria, prazer e respeito. Participaram do espetáculo, tendo conhecimento de tudo o que estava se passando no palco. Acessibilidade é isso: é o direito
de ter acesso à cultura, às mesmas informações, à arte e ao entretenimento.

Bem na frente da cabine de audiodescrição, ainda havia alguns lugares vagos e foi lá que ficaram as meninas bailarinas: Thalía, Talita, Vitória e Cíntia
que iriam dançar a coreografia HONEY-HONEY, na segunda parte do espetáculo. Chegaram apressadas, segurando os fones de ouvido, acompanhadas de algumas
mamães orgulhosas. Também elas assistiriam pela primeira vez um espetáculo de ballet com audiodescrição. Já estavam prontas, com seus vestidos sem mangas,
de cetim cor de rosa, bordados com pequenas flores de lantejoulas no mesmo tom, cintos pink; usando por cima do vestido coletinhos verde escuro rebordados
com flores. Maquiladas com sombra cor de rosa nos olhos e gloss rosado nos lábios, os cabelos presos e óculos escuros na cabeça, as meninas bailarinas
escutaram com atenção e indisfarçável emoção a introdução e a audiodescrição da primeira parte do espetáculo. Deram risinhos felizes quando registrei a
presença delas na frente da cabine.

As meninas bailarinas puderam acompanhar, encantadas e muito concentradas, a coreografia intitulada VARIAÇÃO 15 ANOS. Viram Geiza entrar no papel da princesa
Aurora, no dia do seu baile de 15 anos, vestindo um titi prato branco, sainha armada de tule, e corpete com delicados bordados prata. A Princesa Aurora
dança sozinha no palco como se exibisse para os seus pretendentes; desloca-se com graça, em variações complexas, acompanhando com leveza as notas musicais
de Tchaikovsky.

Em seguida, entram Raoni e Aldenice dançando o PAS-DES-DEUX PÁSSARO AZUL E PRINCESA FLORINE. O príncipe foi transformado em pássaro azul por Carabosse,
a fada do mal. Essa coreografia exige grande aprimoramento técnico do pássaro, que precisa ser ao mesmo tempo leve e ágil; e da Princesa Florine, extrema
delicadeza e movimentação harmônica.

As fadas verde, vermelha, azul e lilás apresentaram-se lindamente, na sequência, interpretadas respectivamente por Aldenir, Gisele Dantas, Aldenice e Marina.
A Fada Verde é a fada da vitalidade, elegância e encanto e seus movimentos são ágeis e intensos. A Fada Vermelha, a fada da paixão, dança com movimentos
energéticos e vibrantes. A Fada Azul é a fada das jóias, da opulência e da riqueza. Seus movimentos agitados traduzem sua alegria. A Fada Lilás é a fada
da sabedoria; é ela quem salva a Princesa Aurora da morte, transformando o feitiço de Carabosse em sono profundo.

As meninas bailarinas ainda tiveram tempo de assistir à última coreografia da primeira parte: O PAS DES DEUX DA BELA ADORMECIDA – CASAMENTO. Geiza e Everton
entram triunfantes nos papéis de Princesa Aurora e de Príncipe para a cerimônia final do casamento, ambos de branco e prata. Dançam passos elaborados e
precisos com elegância e técnica apurada. E as meninas bailarinas pareciam nem respirar acompanhando tudo pela audiodescrição que, neste caso, mistura
a tradução dos movimentos delicados de braços e pernas, rodopios, alguns termos mais técnicos para passos mais elaborados como arabesque, deboulés e sissone,
por exemplo, além de informações sobre o enredo e personagens, figurinos e efeitos de luz.

Quando terminou a primeira parte, as meninas bailarinas levantaram apressadas, encaminhando-se para o palco. Abri a porta da cabine e ainda tive tempo de
dar um beijo de boa sorte em cada uma.

Foi com a própria Fernanda Bianchini e com as jovens Leidiane e Bianca que elas dançaram a coreografia HONEY-HONEY, que faz parte do musical MAMMA MIA.
Fernanda interpreta a jovem que está de frente para sua penteadeira, lendo seu diário. As irmãs, muito aborrecidas com a vida de criança, querem tudo da
jovem adolescente. Começam a dançar e a infernizá-la, pegando suas coisas que estão sobre a penteadeira. A jovem faz, então, uma mágica e as irmãzinhas
viram moças. Viraram moças as meninas bailarinas!!!

Clap, clap, clap!!! O público aplaude de pé!!!!

Por Lívia Motta – publicado em 29/07/2012.
FONTE;:VER COM PALAVRAS

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