terça-feira, 8 de maio de 2012

COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL? No país inteiro vem acontecendo uma série de discussões a respeito do que seria a Inclusão e o Sistema de Ensino tentando se adaptar a essa nova realidade. A educação inclusiva embora tenha sido bandeira da educação especial, não implica somente em incluir o portador deficiência no sistema regular de ensino. Diz respeito a um sistema educacional que dê respostas educacionais com qualidade ao conjunto das pessoas. OS EDUCADORES ESTÃO PREPARADOS PARA RECEBER ALUNOS DE INCLUSÃO? A inclusão é processo e portanto, precisa de tempo, de ações contínuas sendo realizada a longo prazo. A preparação e capacitação dos educadores deverá ser através de ações de políticas públicas, políticas educacionais, organizações de grupos de pessoas, ser de responsabilidade de cada cidadão. Procurar ir se atualizando, aproximando-se desta realidade que é um fato mundial, visto que não será só na escola que isto está acontecendo como se fosse algo à parte, precisamos mudar este olhar ingênuo. Precisamos modificar nossos valores para incluir esses seres humanos, na nossa vida social, no nosso cotidiano. É POSSIVEL HAVER INCLUSÃO EM CLASSES NUMEROSAS? COMO O EDUCADOR TERÁ QUE LIDAR COM ISTO? Infelizmente as classes numerosas no sistema educacionais públicos são um fato. Sem dúvida as classes preferencialmente com menor número de alunos contribuem para facilitar a inclusão. O que mais interfere na ação pedagógica do educador é a sensação de desamparo/despreparo não ter recursos suficientes para acolher o educando com necessidades educacionais especiais, sendo que em muitos casos já vinha se sentindo impotente para atender seus educandos regulares. 1. EXISTE NA INCLUSÃO UM MATERIAL PEDAGÓGICO ESPECÍFICO PARA ATENDER OS EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS? O material específico para alunos inclusos é voltado mais para os portadores de deficiência visual, onde a partir deste ano receberão atendimento através de sala de recursos. As vezes algumas deficiências, requerem procedimentos pedagógicos diferenciados, e os professores precisarão de apoio técnico e ajudar, na medida que forem aparecendo as dificuldades. COMO OS EDUCADORES PODEM “CATIVAR” OS PAIS A COMPARECEREM NAS REUNIÕES DE PAIS E MESTRES? A assiduidade dos pais as Reuniões dos seus filhos está ligada ao interesse para com o desenvolvimento educacional das crianças bem com a receptividade do professor em conquistá-los. Por motivos diversos, como por exemplo, o trabalho, ou o fato do filho ir bem ou mal, muitos pais não comparecem as reuniões, sendo uma forma de alimentarem e justificarem sua ausência. O educador sempre que tiver oportunidade deve procurar conversar com estes pais ressaltando os aspectos positivos destes encontros. As Reuniões de Pais e Mestres são momentos aonde deverão ser explorados assuntos de interesse geral, algum tema que os pais gostariam de saber: sexualidade, atualidade, televisão, etc...O professor deve ter uma postura de valorização dos pais e do trabalho em conjunto. É útil transformar as reuniões em um lugar mais aconchegante e informal, organizando a reunião com chá, café e bolachas, refrigerantes ou sucos, com pautas mais criativas e animadas, como por exemplo: dinâmica de grupo, jogos, pequena palestra, trocas de receitas,etc...

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